top of page
  • Foto do escritorNicole Micaldi

O fotojornalismo de Nair Benectido


Fotógrafa paulistana, nascida no ano de 1940, Nair Benedicto formou-se em Rádio e Televisão pela Universidade de São Paulo em 1972. Logo em seguida passou a fotografar para a empresa Alfa Comunicações.


Em 1979, fundou a Agência F/4 de Fotojornalismo, com Juca Martins, Delfim Martins e Ricardo Malta. Em 1991, desligou-se da F/4 para fundar a N Imagens, em que atua até hoje.

Ainda em 1991, passou a integrar a equipe criadora do projeto NAFoto (Núcleo dos Amigos da Fotografia), responsável pela realização do evento bienal Mês Internacional da Fotografia de São Paulo.

Nair destacou-se ao retratar em suas fotografias o seu engajamento com as questões de cunho social, como as diversas situações dos povos indígenas, dos trabalhadores sem terra e das mulheres. Aqui vale destacar o seu trabalho de documentação, feito entre os anos de 1988 e 1989 sobre a situação da criança e da mulher na América Latina, trabalho esse pelo qual Nair foi comissionada pela Unicef.

Em seu trabalho, Nair nos apresenta uma visão, muitas vezes ainda não explorada por parte do público, do povo brasileiro em suas pluralidades, assim como a linguagem do foto jornalismo.


Suas fotografias integram os acervos do MoMa (Nova Iorque), Smithsonian Institute (Washington), do MAM/RJ e da Coleção Masp-Pirelli. Além das exposições em território nacional, realizou exposições na França, Espanha, Cuba, Itália, Estados Unidos, Suíça, Equador e México.


Conheça mais sobre a Nair Benedicto no documentário Fé Menina.

Por Nicole Micaldi



bottom of page