top of page
  • Foto do escritorNicole Micaldi

Mulheres Indígenas | 5 Autoras que você precisa conhecer!

Estava fazendo algumas pesquisas de pautas para o blog quando vi em uma certa página nas redes sociais o tal questionamento: Quantas autoras indígenas você já leu?

Os comentários se seguiram com a seguinte palavra "Nenhuma"!

Confesso que o meu sentimento de culpa me tomou na hora, pois pouco li em termos de literatura indígena durante minha vida. A consciência de minha ignorância sobre o assunto me fez correr para sites e páginas especializadas no tema, onde encontrei uma infinidade de conteúdos e nomes da literatura indígena.

Separei, inicialmente, nomes de 5 autoras indígenas, e suas respectivas obras, para vocês conhecerem. Espero que essa lista desperte em vocês a vontade de conhecer mais sobre o assunto, como a pergunta inicial despertou em mim!


Confira a lista.

Eliane Potiguara

Escritora, poeta, ativista e professora de origem étnica Potiguara. É formada em Letras e Educação pela UFRJ e extensão em Educação e Meio ambiente pela UFOP. É autora dos livros Metade cara, metade máscara; O coco que guardava a noite; O pássaro encantado e A cura da terra. Confira as obras da escritora aqui.



Rosi Waikhon

Indígena do povo Piratapuia, da região do Alto Rio Negro da Amazônia. Ativista, artista e doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina . Autora do livro Nós (Yawareté açu, o jabuti e a onça-pintada, 2019). Foi integrante da delegação brasileira de artistas indígenas que foi ao Canadá denunciar os ataques ao meio ambiente e a comunidade indígena na Amazônia.



Julie Dorrico

Doutoranda em Letras, escritora e pesquisadora de literatura indígena. Julie Dorrico foi alfabetizada cedo e desde então vive uma relação de amor com a literatura. Diferente das outras autoras dessa lista, Julie se descobriu indígena já na sua vida adulta, aos 26 anos.Sua origem étnica é Macuxi. É autora do livro Eu sou macuxi e outras histórias.



Márcia Wayna Kambeba

Poeta, compositora, escritora, fotografa e atriz. Do povo Omágua/Kambeba, cursou mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas e se especializou em Educação Ambiental pela Faculdade Salesiana Dom Bosco. Autora dos livros Ay Kakyrytama: eu moro na cidade e O lugar do saber.



Auritha Tabajara

Escritora, contadora de histórias, cordelista e poeta. De origem étnica do povo Tabajara, Auritha é apaixonada pela escrita desde os seis, quando aprendeu a ler. Foi a primeira mulher indígena com livros publicados em cordel no Brasil, o livro Coração na Aldeia, Pés no Mundo.




Por Nicole Micaldi

bottom of page