top of page
Foto do escritorKamila Sane

Grandes Mulheres na Música

A presença de mulheres em variadas áreas da sociedade é de muita importância para a luta feminista que há muito tempo vem aos poucos conseguindo cada vez mais conquistas. E na música não seria diferente. Uma pesquisa feita pela União Brasileira de compositores junto com 252 profissionais do setor do sexo feminino concluiu que 79% das mulheres na música já sofreram discriminação de gênero e 53% nunca receberam seus direitos autorais porque não tinham músicas tocando em algum lugar ou não eram associadas à UBC (Fonte Agência Brasil).

Mesmo com as mudanças que ao longo do tempo vem ocorrendo, ainda percebe-se que existem preconceitos envolvendo questões de gênero, mas que também vem sendo quebrados. Por isso vamos mostrar algumas mulheres incríveis que lutaram e conseguiram reconhecimento e mostraram e ainda mostram que o lugar da mulher é onde ela quiser!


Elza soares

Reprodução/Instagram


Famosa por sua voz rouca e eleita em 1999 pela Rádio BBC a cantora brasileira do milênio, Elza Gomes da Conceição nasceu em 1930 e sempre sonhou em cantar. Aos 12 anos, foi obrigada pelo pai a se casar e perdeu 2 filhos nos anos seguintes. Ficou viúva aos 21 anos com 5 filhos para cuidar, se casando anos mais tarde com o jogador Garrincha que após anos de relacionamento passou a agredi-la e mesmo não o denunciando para a justiça, Elza contou sua história na musica Maria da Vila Matilde, onde ela afirma: "cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim". Sua biografia foi lançada em 2018 feita a partir de 40 horas de depoimentos. Em 1997 foi publicado livro Cantando para não enlouquecer de José Louzeiro e em 2018, o documentário da diretora Elizabete Martins Campos My name is now, onde história de Elza Soares é narrada.


Madonna

Reprodução/Instagram

Ela que é considerada uma das maiores estrelas da música desde a década de 80 e recebendo o titulo de Rainha do pop e de artista feminina mais bem paga de todos os tempos, Madonna com sua personalidade única é uma das responsáveis pelas mudanças comportamentais no final do século XX dando uma nova cara ao mundo pop e servindo de inspiração para novos artistas.


Rita Lee

Instagram/ritalee_oficial


Rita Lee Jones, filhas de um americano com uma pianista brasileira, começou aos 15 anos tocando bateria e em 1966 aos 19 anos juntou-se com os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, e montou a banda Os Mutantes. Desde então o grupo se tornou um grande nome do rock de vanguarda da música brasileira e a partir de 1972, Rita seguiu em carreira solo. Desde 2014, Rita assumiu o cabelo branco deixando para traz o cabelo avermelhado que marcou sua história.


Whitney Houston

Foto: Divulgação


Whitney Elizabeth Houston (1965- 2012) além de cantora, compositora, atriz, produtora, supermodelo e empresária norte-americana também é considerada pela crítica musical como a melhor cantora de todos os tempos. Em 2009, Whitney, Whitney foi listada pelo Guinness Book como a artista feminina mais premiada de todos os tempos tendo um total de 415 conquistas. Desde jovem ela sofreu influências musicais, pois sua mãe Cissy trabalhou como backing vocal de grandes músicos americanos como Elvis Presley e Aretha Franklin e por isso a jovem a acompanhava durante as turnês por todo o EUA. Um grande sucesso seu foi o filme o Guarda-costas de 1992 cuja trilha sonora era “I Will Always Love You” que lhe rendeu muitos prêmios e fazendo de Whitney a primeira mulher a atingir tal nível musical. Infelizmente, sua ultima aparição na TV foi em fevereiro de 2012 sendo ela encontrada sem vida dois dias depois.


Elis Regina

Foto: Reprodução


Elis Regina (1945-1982) também conhecida como Pimentinha; apelido dado por Vinicius de Moraes por sua miudeza, mas personalidade forte começou a cantar aos 11 anos e sendo eleita em 1960 a melhor cantora do Rádio. Aos 16 anos, em 1961 foi para o Rio de Janeiro e lançou seu primeiro disco “Vivo a Brotolândia”. Em suas apresentações, quando cantava levantava os braços e girava-os sendo esses gestos, sua marca registrada. Ao lado de Jair Rodrigues e do Zimbo Trio, Elis apresentou o programa "O Fino da Bossa", na TV Record em São Paulo de 1965 ate 1967 que gerou três discos que venderam um milhão de cópias. Assim como Águas de Março, diversas canções foram eternizadas em sua voz que infelizmente se calou por sua morte precoce.


Aretha Franklin

REUTERS/Eric Thayer/File Photo


Considerada a Rainha do Soul, Aretha Franklin (1942-2018) dentre diversos sucessos têm como o maior de sua carreira a música Respect, lançada em 1967. Ela que cresceu em um ambiente musical e começou a cantar com 10 anos na igreja de seu pai, com 14 anos, gravou seu primeiro disco gospel “Songs of Fáith” e logo conseguiu destaque nesse meio. Em 1960, contratada pela Columbia Records que pretendia fazer dela uma diva do jazz e do blues, não alcançou o sucesso; conseguindo-o apenas 7 anos depois com a gravadora Atlantic Records. Em 1979 Aretha foi homenageada com uma estrela na calçada da fama em Hollywood. Infelizmente em 2010 foi diagnosticada com um câncer no pâncreas e não resistindo em 2018.


Comments


bottom of page