top of page
  • Foto do escritorNicole Micaldi

7 obras cinematográficas sobre mulheres, feitas por mulheres, para assistir na Netflix!

Que tal aproveitar a sua quarentena para conhecer um pouco mais sobre o cinema feito por mulheres? Para te ajudar, trouxe aqui uma lista incrível de conteúdos que você pode encontrar na Netflix! São filmes, documentários, séries e uma animação, que contam um pouco, a partir de um recorte específico (ficcional ou não), como é ser mulher pertencente a um contexto regional, temporal e cultural.



Feministas: O que elas estavam pensando


Dirigido por Johanna Demetrakas, o documentário, de 2018, discorre o caminho do feminismo nos anos 70, a partir de mulheres que fizeram parte desse recorte histórico.


Frida

O filme, sobre a vida da pintora mexicana Frida Kahlo, foi dirigido por Julie Taymor. O filme retrata as diversas etapas percorridas pela grande artista, nos mostrando como a obra de Frida Kahlo jamais poderá ser considerada de forma descolada de sua vida.



Anne an With "E"

Dirigida por Moira Walley-Beckett, a série conta a história de Anne, uma órfã, que é mandada para morar com um casal de irmãos. Com sua grande imaginação e seu afiado intelecto, a menina causa grandes mudanças na vida de sua nova família e cidade. A série é baseada no livro Anne de Greengables, de Lucy Maud Montgomery.


Elisa e Marcela


Drama biográfico espanhol de 2019, dirigido por Isabel Coixet. O filme conta como Elisa Sanchez adota uma identidade masculina para e casar com Marcela Gracia, em meados de 1901.


Absorvendo o Tabu


O documentário, de 2018, foi escrito e dirigido por Rayka Zehtabchi. Em meio ao contexto indiano, onde o ciclo menstrual ainda é estigmatizado, mulheres produzem absorventes de baixo custo, e assim caminham para a independência financeira. A Ganha-Pão

A animação, dirigida por Nora Twomey, conta a história de uma corajosa afegã de 11 anos, que se passa por menino para poder trabalhar e sustentar a família após a prisão de seu pai. A obra foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro, no ano de 2018, como melhor animação.



Lua Negra

A série italiana, de 2020, foi criada por Franscesca Manieri, Laura Paoluccie e Tiziana Triana. Mulheres são perseguidas por seu envolvimento (às vezes real, às vezes inexistente) com a bruxaria. No meio dessa realidade, uma jovem se descobre pertencente ao grupo de bruxas. Espero que essa lista deixe a sua quarentena um pouco melhor! E fique de olho, em breve termos mais listas por aqui.

bottom of page