top of page
  • Foto do escritorNicole Micaldi

Conceição Evaristo

Autora de escrita versátil, suas obras abordam temas como discriminação de raça, gênero e classe com tom de manifesto, evocando a sua ancestralidade.


A romancista, contista e poeta Maria Conceição Evaristo de Brito, nasceu em 1946, em Minas Gerais.É a segunda de 9 irmãos e de família humilde. Trabalhava como doméstica quando concluiu os estudos secundários no Instituto de Educação de Minas Gerais.

Se mudou para o Rio de Janeiro na década de 70, por conta de sua aprovação no magistério. Anos depois, ingressa na Universidade Federal do Rio de Janeiro e forma-se em Letras, sendo a primeira de sua casa a conquistar um diploma universitário.


Concluiu o mestrado em Literatura Brasileira da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) onde defendeu, a dissertação Literatura Negra: uma poética da nossa afro-brasilidade (confira a dissertação em nosso Drive).


Ativa nos movimentos de valorização da cultura negra, Conceição tem participação em revistas e publicações, tanto nacionais quanto internacionais, que abordam a afrobrasilidade como tema. Essa atuação nos movimentos em questão teve inicio por meio do grupo Quilombhoje, que foi o responsável pela a estreia literária da autora, no ano de 1990 com a obra Cadernos Negros.


Em 2003 o romance Ponciá Vicêncio, é acolhido positivamente pelo público, sendo incluso na lista de diversos vestibulares. Em 2006 é a vez de Conceição nos presentear com Becos da memória. A bibliografia da autora segue sendo lindamente formada por Poemas de recordação e outros movimentos (2008); Insubmissas lágrimas de mulheres (2011) obra essa que transita por relações de vieses sexistas e machistas; Olhos D’água, (2014) e Histórias de leves enganos e parecenças (2016).


Em 2018, a escritora recebeu o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra.



Para a nossa felicidade, a autora segue super ativa em seus discursos, obras e posicionamentos! Toda essa atividade pode ser acompanhada de perto pelo instagram da autora @conceicaoevaristooficial. Por Nicole Micaldi

bottom of page