top of page

cinema delas

Sinopse: Segundo pesquisa da ANCINE (2015), mulheres no Brasil ocupam apenas 19% em cargos de direção e 23% em cargos de roteiristas. O documentário Cinema Delas mostra algumas profissionais que fazem do seu trabalho no cinema um exemplo de luta e resistência.  
   As mulheres no mercado audiovisual têm que lidar com salários mais baixos, menos reconhecimento e poucas oportunidades de liderança. Muitas vezes enquanto homens são reconhecidos exercendo as mesmas funções. 
  O Filme não apenas explicita a disparidade de gênero no mercado, como evidencia e reconhece o trabalho dessas mulheres enquanto registro.  
Reconhecer o trabalho e a existência de mulheres nesse nicho é também propor o começo de uma mudança nesse cenário.

Sobre a Diretora:
 

   Jornalista formada pela Faculdade Pinheiro Guimarães.  Cursou capacitação em cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e fotografia profissional no Senac.       
  Participou do Laboratório de capacitação em audiovisual na Produtora Escola Cinema Nosso durante todo ano de 2017.  
  Já foi diretora, produtora, social media, colaboradora e fotógrafa de diversos filmes.  É uma das realizadoras do movimento #BaixadaFilma, um movimento que começou com um manifesto pela territorialização dos orçamentos no Audiovisual para a Baixada Fluminense, região periférica do Rio de Janeiro.
  Curadora do Circuito #BaixadaFilma, uma mostra de filmes itinerante com produções de realizadores da região. Produtora e expositora na Mostra #BaixadaFilma por elas, em cartaz até 21 de Junho de 2018 no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Praça Tiradentes – Rio de Janeiro.
   Criadora da Laranja Vulcânica, um selo de produções independentes da Baixada Fluminense. Em 2017 lançou o documentário Cinema Delas abordando o papel das mulheres no cinema. No mesmo ano teve um projeto de documentário aprovado no edital Territórios Culturais da Secretaria de Cultura do Estado e lançou dia 08 de Março de 2018 no Odeon um documentário sobre o movimento cineclubista da Baixada Fluminense, o Cineclubismo na BF.   

bottom of page